Upcicling de câmaras de ar de pneus

 

MALAS DE PNEUS

A indústria da moda é notoriamente um dos maiores poluidores do mundo. De acordo com o The New York Times, quase três quintos de todas as roupas nos EUA acabam em incineradores ou aterros sanitários dentro de um ano de produção. Em Portugal, 200 mil toneladas de roupa são descartadas anualmente. E a indústria da moda ainda está longe de solucionar esse problema. 


As questões ambientais têm, no entanto, se tornado alvo de preocupação por parte dos consumidores e essa consciência coletiva tem provocado impactos negativos na indústria da moda, forçando-a a encontrar alternativas sustentáveis. Esse impulso tem sido, também, provocado pelo surgimento de pequenas marcas no sector da moda, obrigando as grandes marcas a procurarem por novas soluções. Para lá da preocupação e consciência em utilizar materiais orgânicos, biodegradáveis e/ou reciclados, surge o upcycling - a resignificação de produtos no fim da sua vida útil, que iriam para o lixo, transformados em novas peças. Esse tipo de artigos que há alguns anos eram vistos como mais baratos ou sem valor, ganham agora uma resignificação não só dos materiais que seriam descartados em aterros, mas também, do valor dos produtos, uma vez que atualmente são considerados alternativas criativas, comercializados em número limitado, com designs diferenciados. Surge, assim, uma maior procura por artigos únicos, cujo valor acrescentado baseia-se não só na qualidade dos detalhes, mas numa produção ambientalmente responsável.


O upcicling que hoje compartilho é com base na reutilização de câmaras de ar de pneus velhos utilizadas como matérias-primas para a confeção de malas, mochilas e carteiras. 1,5 mil milhões de pneus são descartados anualmente em todo o mundo. Vale mesmo a pena repensarmos sobre os artigos que consumimos e darmos preferência a artigos concebidos com o reaproveitamento de materiais. 


Convert Art (123,00 €)




Nukak (89,00€)




Global Gifts ($39.00)







Neutra ($98,00)



Neutra ($150.00)



Comentários