As melhores dicas para decorar ao estilo nórdico

 A decoração nórdica é sinónimo de aconchego. Clama por fibras naturais. 
Texturas. Natureza. Conforto.

Se é amante deste estilo de decoração não pode deixar de ler este post, repleto de dicas.



Mas antes de mais, gostaria de relembrar que devemos consumir de forma consciente, certos de que vamos utilizar o que compramos ao longo da nossa vida. E por isso é tão importante adquirirmos objetos e roupas de acordo com a nossa personalidade e não de acordo com modas. É bom relembrar que menos de 13% dos materiais que são enviados para reciclagem, em Portugal, são realmente reciclados. E que cerca de 200 mil toneladas de roupa são descartadas anualmente. Se quiser saber mais, clique aqui. Assim sendo, é preciso estarmos conscientes de que a maior parte do que deitamos fora vai parar aos aterros, o que degrada o solo e os oceanos. Sendo já incomportável para o nosso meio ambiente.

Posto isto, vamos às dicas. Gosto muito deste estilo de decoração porque podemos fazer uso de muitas fibras naturais que são biodegradáveis e amigas do ambiente. E podemos complementar a decoração com plantas e troncos naturais. Não precisamos de muito para decorar e nem para sermos felizes!


Bora lá então...




É claro que molduras não podem faltar em nenhuma decoração. Mas este tipo de decoração implora por um visual específico como este tipo de paisagem acima, com muita vegetação, ou como abaixo, com este alce geométrico, que deve ser emoldurado preferencialmente em moldura simples de linhas retas. Até porque o estilo nórdico é bem minimalista. Preza cores quentes, texturas, mas acima de tudo preza a simplicidade, que trás aconchego.

A minha sugestão é optar realmente por molduras e fotografias, ao invés de telas impressas. Sei que as molduras por vezes saem mais caras, contudo, se desejar trocar a fotografia/imagem, poderá fazê-lo ao longo dos anos, mantendo as molduras. Já as telas terá de descartá-las, o que não é uma opção amiga do ambiente. No passado já comprei algumas telas impressas, o que me arrependo profundamente, exatamente por isso. Tenho 2 guardadas porque não quero produzir mais lixo e assim que alguém queira eu ofereço.





Este pequeno tronco seco num aquário com pedras também é uma ideia simples e que remete bem a
este estilo. É uma ideia simples e a custo zero. Os vasos geométricos (à direita da imagem) também são uma ideia interessante que se alinham à geometria da imagem do alce.





Cores quentes como o cinza, o azul petróleo e o verde não podem faltar. Sejam conjugadas ou não. Mas é interessante misturar algumas cores. Contrastes são bem vindos e trazem vida. Esta tela azul na foto acima é um bom exemplo disso. Seja nesta ou noutra cor, no meio do cinza e do preto, ter uma peça que contraste faz toda a diferença. 

E este quadro é bastante simples de fazer, aliás, eu até fiz há pouco tempo uma tela bem parecida, para dar cor ao meu quarto. Bastam dois tons de tinta spray e uma tela. Pinta-se cada metade de uma cor e para finalizar escolhe-se um tom que vá sobrepor o outro e é só sprayzar a uma distância maior da tela para dar o efeito esfumado no ponto de intersecção das duas cores.





Candeeiros também são essenciais para qualquer ambiente. Seja uma sala, um quarto ou uma cozinha. Ajudam a focar a luz em pontos chave da decoração e dão cor e preenchimento ao espaço.

Se não quer gastar muito dinheiro basta um pouco de criatividade para utilizar materiais baratos e inesperados e fazer o seu próprio candeeiro. Fazer a ligação elétrica não tem nada que saber. E de repente você tem algum objeto prestes a ir para o lixo que poderia ser reutilizado de outra forma. Mas se pretende comprar, opte por materiais duradouros e de linhas simples, pois assim estará certo de que não vai precisar e nem querer substituir. 






O que acho interessante nestes candeeiros é a mistura de materiais. Adoro o contraste da madeira com o metal. Aliás, em qualquer estilo de decoração, acho sempre interessante misturar.






As fibras naturais também não podem faltar. E por serem materiais biodegradáveis, são excelentes opções para evitar outros tipos de materiais menos sustentáveis. Estes cestos para além de trazerem conforto ao espaço, são excelentes para organizar qualquer coisa fora do sítio. Seja dentro ou fora dos armários. Seja com revistas e jornais, mantas, cachecóis, ou mesmo como cachepô para plantas (como nas fotos abaixo).





Móveis de madeira também aquecem o espaço. Então, esqueça mesas ou estantes de vidro e opte pela madeira. E, claro, não esqueça das plantas. São elas que dão vivacidade ao espaço. Trazem cor, vida e o conforto característico deste estilo de decoração.






Para acrescentar textura não podiam faltar as mantas. Mesmo no Verão, e até mesmo aqui em Lisboa, que por vezes já parece ter clima tropical, há dias mais frescos em que uma manta dá sempre jeito. Sejam quentes para o Inverno ou leves para o Verão, são peça a incluir tanto na sala como no quarto. 





E se quiser apostar em bases neutras como sofás brancos ou edredão branco, as mantas estampadas ou de cor sólida ajudam a dar cor ao espaço e podem ser substituídas com facilidade, mantendo inclusive os móveis conservados por mais tempo.






Almofadas também são sinónimo de conforto, então não se esqueça delas. E, tal como as mantas, podem contribuir com cor para qualquer base neutra, podendo ser substituídas facilmente.






   




Isto das capas das almofadas é um autêntico mundo de possibilidades e cores. Sejam geométricas, coloridas ou neutras ou ainda com mensagens, o importante mesmo? Eu diria que misturá-las! Uma de cada jeito mas que todas se conjuguem entre si, seja nos tons ou na geometria.

















Madeiras e mais madeiras. Estas são mais duas peças que dão personalidade ao espaço. Apostar na madeira com outros tipos de materiais, como acima com o metal, nunca é um risco. E esta peça é coringa porque pode ser usada como mesa de apoio na sala, mesa de cabeceira no quarto, como banco ou mesmo para apoiar plantas. É daquelas peças que nunca serão descartadas, porque se cansar dela num determinado sítio pode surgir sempre uma nova utilidade.





O alce é peça chave na decoração nórdica. O vinil não precisa ser tão grande como o da imagem, mas existem vários tamanhos. O objetivo é criar um apontamento, com destaque pela personalidade e não pela dimensão. Quem sabe colocar os suportes para pendurar casacos e malas abaixo do alce? Claro, numa dimensão menor...



Use a criatividade e, principalmente, ajuste à sua personalidade. 
Afinal, personalidade é tudo.


Comentários