Como reaproveitar embalagens e garrafas

Como reutilizar resíduos


No outro dia o meu "Manel" disse-me: "não vou levar os cogumelos daqui porque são embalados, depois compro a granel lá no mercadinho ao pé de casa, como tu fazes". Os meus olhinhos brilharam cheios de orgulho, nem imaginam!

Mas é claro, nem sempre é possível dizer "não" a determinados produtos. E está tudo bem desde que, sempre que possível, tenhamos a consciência de reduzir e eliminar o que está ao nosso alcance.

E quando não é possível eliminar um determinado produto das nossas vidas, é importante tentarmos reutilizar os recipientes. Isso evita gastos desnecessários e gera uma boa diminuição dos resíduos. É importante lembrar que em Portugal, apenas 13% dos resíduos são efetivamente reciclados, por isso reutilizar é crucial para diminuirmos a nossa pegada ambiental.

Estes são alguns exemplos de reaproveitamento que faço cá em casa. Sendo certo que há produtos que já não compro embalados. Mas há outros, que ainda é difícil eliminar.


Como reaproveitar garrafas de bebida

É possível fazer mudas de algumas plantas em água. Neste caso tenho uma coleção de Jiboias, que por acaso se densenvolvem mais rápido em água, do que se tivesse plantado as mudas num vaso com terra. Tenho umas mudas plantadas num vaso há mais de 1 ano e pouco se desenvolveram. Quando tiveres garrafas a mais, oferece. É uma oferta bastante simpática e a natureza agradece!


como reaproveitar embalagens de creme

Frascos de cremes de rosto, corpo, cabelo ou mesmo frascos de comprimidos, são ótimos para organizar todo o tipo de miudezas. Desde brincos e outras bijuterias para levar em viagem a cremes ou óleos, em menor quantidade, para levar para a praia, para passar nos cabelos. Adapte os diferentes tamanhos de frascos às suas necessidades.


como reaproveitar embalagens de cremes

Para organizar parafusos, buchas e pregos. Linhas de costura. Fitas de prenda, cordões e elásticos. São infinitas as traquitanas que temos por casa a precisar de organização.


como reaproveitar embalagens

Os frascos de cremes também são ótimos para germinar sementes, já que os vasos não podem ser muito grandes. Basta fazer alguns orifícios na base, com um ferro de soldar, e a própria tampa servirá como prato para escorrer o eventual excesso de água.


como reaproveitar embalagens

Embalagens onde habitualmente se vendem os cogumelos, são ótimos para germinar as sementes de abacate. Basta espetar os palitos nas laterais da embalagem e torna-se fácil germinar várias sementes ao mesmo tempo. Como os palitos ficam espetados, torna-se tamabém mais fácil trocar a água.


como reaproveitar embalagens

Garrafas de água (5L) cortadas a meio, são ótimas para armazenar alimentos ou outros produtos na despensa ou nas gavetas.


como reaproveitar caixas

Caixas, sejam de telemóveis ou outros eletrónicos normalmente são ótimos para organizar as coisas nas gavetas. Caixas de prendas bonitas que às vezes recebemos não podem ser descartadas como se não tivessem qualquer utilidade. Muitas vezes são materiais bastante resistentes e vale muito a pena aproveitar e dar outro uso.

como reaproveitar embalagens

Os frascos de vidro são os resíduos mais frequentes que criamos com o nosso consumo. E normalmente não temos escolha. Eu acho que é insano deitarmos ao lixo e depois irmos comprar frascos para armazenar seja o que for, quando podemos reaproveitar. Eu uso para armazenar cereais, sementes, farinhas. E também na casa de banho, para armazenar pincéis de maquilhagem, tesoura, pinças e outras miudezas. As embalagens de frutas são algo a que tenho fugido há algum tempo, prefiro comprar outras frutas se as que pretendo estão embaladas em plástico. São opções. Mas há muitas forma de aproveitar estes resíduos, seja para separar os alimentos no frigorífico ou numa estante, ou ainda para armazenar produtos mais pequenos na despensa.


RECICLAR, MAS NÃO ANTES DE TENTAR REUTILIZAR!

Comentários