Petição pela disponibilização de produtos de limpeza e higiene pessoal a granel

MANIFESTO REFIL

Diversas organizações uniram-se para pressionar os retalhistas a disponibilizarem produtos de higiene e de limpeza, a granel, de forma a permitir aos clientes a reutilização das embalagens.

Segundo um estudo promovido pela Universidade de Lisboa, 70% dos Portugueses inquiridos demonstraram-se a favor da reutilização de embalagens, como champôs, gel de duche e detergentes, o que viabilizaria a adesão a este modo de consumo por parte dos consumidores.

Tendo em conta o comprometimento da União Europeia na redução dos gases de efeito estufa em pelo menos 55%, até 2030, e o objetivo de implementação de uma economia circular, o manifesto promovido pelas organizações (ANP|WWFDECOLinked.GreenSCIAENA e ZERO), considera ser este um passo importante para que as metas propostas possam ser alcançadas.

O estímulo à reutilização das embalagens é de facto crucial, tendo em conta de que apenas cerca de 13% das embalagens destinadas à reciclagem são efetivamente recicladas, em Portugal. Desta feita, a introdução no mercado de venda a granel, com recipientes reutilizáveis, garantindo-se o bom estado de limpeza e conservação e, por sua vez, a segurança e qualidade dos produtos, seria garantidamente o modelo de consumo que melhor impactaria na redução de resíduos plásticos e, consequentemente na redução da emissão de gases de efeito estufa.

Desafia as empresas de distribuição a aderir a uma economia circular e assina a petição em https://peticaopublica.com

#wechoosereuse

Comentários